Passando por ali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Mateus levantou-se e o seguiu. (Mateus 9.9)
No livro “Gente como a Gente: Como Deus muda a vida de pessoas comuns”, Max Lucado fala de diversas pessoas que tiveram suas vidas impactadas pela ação de Deus. Uma das histórias é sobre a vida de Mateus.
Quem era Mateus
Filho de Alfeu, Mateus também é chamado de Levi. Seu nome nos lembra a tribo de Levi, aquela que foi separada para trabalhar no templo. Mas, seu trabalho estava bem distante do ofício de um levita. Mateus era um cobrador de impostos ou publicano. Os cobradores de impostos eram considerados traidores, pois eles tinham o direito concedido por Roma de cobrar impostos sobre praticamente tudo: um barco de pesca, a colheita, a casa, dentre outras coisas. Contanto que o imperador César recebesse sua parte do imposto, o cobrador poderia ficar com o restante. Sendo assim, os publicanos colaboravam com Roma na exploração do povo judeu.
O chamado
Provavelmente, no dia em que Jesus o chamou, Mateus acordou e foi como de costume para a coletoria e ali estava sentado. Como sempre, seus olhos viam a ira estampada no rosto dos judeus que por ali passavam. Era fácil perceber o clima de desprezo no ar. Afinal, todos sabiam que Mateus não era bem vindo ali. Talvez ele já havia pensado em deixar esse trabalho. Mas, quem ajudaria um ex-publicano? Ele havia coletado muitos impostos, prejudicado várias pessoas e suas famílias. E o preço disso tudo foi que ninguém mais confiava nele.
Entretanto, nesse dia comum, alguém diferente passou por ali. Era Jesus, o Filho de Deus.
Muita gente evitava Mateus, e outros fingiam que não o viam. Mas, Jesus não fez assim. Jesus não evitou esse publicano, pelo contrário, ele fez questão de chegar bem perto. E mesmo antes de ouvir suas palavras, Mateus sabia que algo estava para acontecer.
Ao se aproximar Jesus diz: Mateus, siga-me!
Uma nova oportunidade
Uma mistura de sentimentos invade o coração de Mateus. Muitas vezes, as palavras que ele ouvia eram de ofensa e menosprezo. Ele não recebia convites, apenas xingamentos. Mas, quem era esse homem que não demonstrou raiva, antes, estendeu a mão e ofereceu uma oportunidade?
Ah, sim, era Jesus. Sua fama corria por toda a região. Mateus ouvira falar dos milagres que ele havia feito. Mas, será que Jesus poderia mudar a vida de um publicano como ele? Sentindo algo que nunca havia sentido antes, num ímpeto, Mateus entende que aquela era uma oportunidade única de seguir por um novo caminho e ser uma nova pessoa.
Assim, Mateus encerrou ali sua carreira de coletor de impostos e passou a ser um discípulo de Jesus. Ao invés de explorar pessoas, ele se tornou um mensageiro da esperança. Sua vida foi transformada e Mateus acabou sendo autor de um dos evangelhos.
Da mesma forma que Jesus passou por Mateus e ofereceu uma oportunidade de transformação de vida, Ele continua estendendo a mão para todos que desejam segui-lo. Jesus também chama você. E qual será sua resposta ao convite do Mestre Jesus?
Faça como Mateus, comece a seguir Jesus e você irá se surpreender.
Crédito da ilustração: Fundo vetore desenhado por Freepik
Deixe uma resposta